sábado, 23 de junho de 2012

Visita de Estudo ao Convento de Mafra

No passado dia seis de junho, as turmas de 10º, 11º e 12º ano do curso Científico-Humanístico, juntamente com o 12º ano do ensino profissional, realizaram uma visita de estudo ao Convento de Mafra, na cidade de Mafra, no âmbito das disciplinas de História e Português, organizada pelos professores Maria José Carneiro, Ana Sousa e Albano Loureiro que acompanharam os alunos com o auxílio da D. Filomena Farelo (auxiliar da escola).
A viagem teve início às 6horas da manhã, com partida de Vila Nova de Foz Côa, e  chegada a Mafra às 11horas. Aí, os alunos e os professores tiveram uma pausa para o almoço, enquanto aguardavam pela hora da visita ao monumento. Pelas 14:00 horas, os alunos do 10ºB, acompanhados pela professora Maria José, pela D. Filomena e pela guia, foram conduzidos por uma viagem pelo estilo barroco presente em todo o monumento. Enquanto isso, os alunos de 11º e de 12º ano, acompanhados pela professora Ana Sousa, pelo professor Albano e pelo guia Eduardo Silva, puderam ouvir uma explicação sobre a construção do Convento de Mafra e o paralelismo com a obra literária de José Saramago, “Memorial do Convento”. Durante a visita pelo Palácio de Mafra, tivemos a possibilidade de ver os aposentos dos reis, a basílica do convento, as salas mais usadas pela corte, a enorme biblioteca, em suma, pudemos reconhecer alguns dos espaços referidos na obra estudada e compreender melhor alguns aspetos abordados. 
A visita contribuiu também para compreendermos o funcionamento da corte na época de D. João V, assim como a pessoa. D. João V, foi de facto, um rei que quis marcar o seu reinado para a história e hoje o monumento de Mafra constitui um marco de referência ao nível do património arquitetónico, cultural, literário, entre outros.
Terminadas as visitas, iniciámos a viagem de regresso e tivemos a oportunidade de “visitar” o centro comercial de Torres Novas, uma das “catedrais” do consumo dos nossos tempos, para aí saciarmos o corpo, já que o espírito vinha sobejamente reconfortado. A chegada a Vila Nova de Foz Côa pelas 23:00horas marcou o fim da jornada que nos levou a viajar no tempo e a conhecer outros destinos.
Ana Pereira -12ºB

Dora Tiago - 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário