sábado, 9 de junho de 2012

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A 10 de junho comemora-se o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Esta data é apontada como sendo a da morte do poeta Luís Vaz de Camões que escreveu "Os Lusíadas", considerada a epopeia portuguesa por excelência. O próprio título deriva da antiga denominação romana de Portugal "Lusitânia". Devido à sua grandeza e universalidade, é um dos mais importantes épicos da época moderna.
A epopeia narra a história de Vasco da Gama e dos heróis portugueses que navegavam em torno do Cabo da Boa Esperança e abriram uma nova rota para a Índia.
Camões representa o génio da pátria e da língua portuguesa, sobretudo devido à forma esplendorosa como descreveu a História dos Portugueses n’ Os Lusíadas. Desde 1924 que se comemora o Dia de Portugal. A partir de 1933 passou a comemorar-se o Dia de Camões. Até ao 25 de Abril de 1974, o dia 10 de junho era conhecido como o Dia de Portugal, de Camões e da Raça. Em 1978,com uma filosofia diferente, a Terceira República, converteu o 10 de junho no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.







Sem comentários:

Enviar um comentário