segunda-feira, 19 de março de 2012

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

No âmbito da Semana da Leitura, nopassado dia 16 de março, pelas 14 horas, o Centro Escolar de Freixo de Numão recebeu o escritor João Manuel Ribeiro. De manhã, pelas 11 horas, tinha sido a vez dos alunos e professores do Centro Escolar de Foz Côa terem recebido o escritor. Este encontro foi preparado com dedicação e empenho por professoras, alunos do ensino Pré-Escolar e do 1º ciclo e por auxiliares. Dado que se tratou de uma ação de promoção e animação de leitura, as professoras trabalharam previamente duas das obras do escritor: "Soletra a letra" e "Rondel de rimas para meninos e meninas". Os alunos presentearam o autor com a apresentação de rimas e poesias da sua obra. Estiveram todos muito bem, tendo sido aplaudidos com entusiasmo por colegas, professoras, auxiliares e pelo próprio João Manuel Ribeiro, tendo elogiado o trabalho das escolas. Alguns alunos foram desafiados pelo escritor para que lhe colocassem questões que tivessem sido preparadas com as respetivas professoras. De imediato se dirigiram ao palco, um a um, vários alunos com perguntas às quais o escritor respondeu com muito agrado.
A turma dos alunos do 4º ano, no Centro Escolar de Freixo de Numão, e a professora prepararam uma entrevista com algumas perguntas que colocaram ao escritor João Manuel Ribeiro.
Assim ficámos a saber que o interesse pela escrita começou bem cedo, aos dez anos, e começou com um poema que escreveu para a sua mãe. Como os pais saíam cedo para o trabalho, ele [João Manuel Ribeiro] ficava com o avô. Ao longo dos dias, o avô contava-lhe fantásticas histórias, contos, ensinava-lhe rimas e lengalengas que o foram encantando, contribuindo, assim, para despertar no neto o gosto pela leitura e mais tarde pela escrita. Hoje, João Manuel Ribeiro é um escritor e poeta muito conceituado e requisitado pelas escolas para ajudar a incutir o gosto e o hábito de leitura nas crianças.

ÁRVORE DA LEITURA
Esta atividade foi calendarizada para a Semana da Leitura e teve como ojetivo principal sensibilizar os alunos para a importância da criação de hábitos de leitura. Cada turma foi convidada a criar, na aula de Língua Portuguesa,  um slogan que incluísse uma ou mais destas palavras "Ler, Leitura, Livros, Biblioteca." O resultado, apesar de nem todos os professores aderirem, foi o que se vê nas fotos. Parabéns às turmas e aos alunos que, voluntariamente, participaram com entusiasmo nesta ação.














Sem comentários:

Enviar um comentário